A Prefeitura de São Gonçalo é destaque na Semana de Inovação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) 2024, em Brasília.
O evento é realizado pelo Ministério do Planejamento, e São Gonçalo foi convidada para a apresentação da tecnologia implantada na Secretaria Municipal de Saúde para a otimização dos serviços onde apresentou sistema inédito de informação em Brasília.
São Gonçalo é a única cidade no país com sistema de informação integrada entre todas as unidades de saúde, prestadores de serviços e organizações sociais (OSs). Isso foi possível através da informatização de todas as unidades de saúde, da implantação do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) e do uso de um único sistema de coleta de dados. O ESUS+ além de oferecer o acompanhamento do paciente em toda a rede pública de saúde, pode ajudar na redução de custos e otimização do tempo e dos serviços oferecidos.
O PEP é a ficha médica digital do paciente, que registra e armazena todas as informações: consultas, exames e tratamentos adotados e solicitados em toda a rede pública de saúde. Tanto para o paciente quanto para os profissionais de saúde, o PEP traz o benefício de poder ser acessado por meio do celular, computador ou tablet conectados à internet.
Além de beneficiar pacientes e médicos, o ESUS+ ajuda a reduzir custos para a gestão pública com a diminuição do uso de papeis, impressões e área física para o armazenamento dos documentos e fichas médicas. A informatização de toda a rede também possibilita que o paciente insira o pedido de exames e consultas em especialidades em qualquer unidade de saúde.
As informações do prontuário podem ser acessadas de qualquer lugar e em qualquer horário, bastando ter internet. A tecnologia também auxilia os profissionais da saúde na tomada de decisões mais assertivas em relação ao paciente, já que todo o seu histórico está disponível; além de evitar duplicidade de pedidos de exames e prescrições de medicamentos, por exemplo, reduzindo custos.
Acesse a notícia completa: Prefeitura Municipal de São Gonçalo
Kommentare